Matéria Especial >> voltar

-

PTD faz as contas para o time não cair (07/06/06)


"Nossa! Só quatro pontos? Já foram mais de 25% do campeonato. Se são precisos 50,51 pontos para fugir do rebaixamento, a situação do Palmeiras está ficando difícil".

A frase acima é de Luiz Felipe Scolari. Até o treinador da seleção portuguesa, lá na Alemanha, está preocupado com o péssimo momento vivido pelo Palmeiras no Brasileirão. E não é para menos. Com um aproveitamento pífio de 13,33%, a equipe de Tite está na penúltima posição e vê a cada rodada que passa o fantasma do rebaixamento assombrar ainda mais o time.

E se Felipão está preocupado, imagina os quase 15 milhões de Palmeirenses espalhados pelo mundo. Justamente por isso o Palmeiras Todo Dia fez as contas para saber o que é preciso para o vexame de 2002 não se repetir em 2006. E infelizmente os resultados preocupam.

Vamos aos cálculos:

A previsão dita por Felipão na frase que abre essa matéria está correta. Para um time não correr risco de ser rebaixado, precisará ter no mínimo ao final da competição o total de 50,51 pontos, que arredondamos para 51 para fazer as contas. Para o Palmeiras alcançar tal pontuação, terá de melhorar muito seu rendimento nas 28 rodadas faltantes do campeonato. Para ser mais preciso, precisará quadruplicar seu índice de aproveitamento (pular de 13,33% para 55,96%).

Traduzindo isso em números, significa que a equipe de Tite terá de somar 47 pontos nos 84 que restam para serem disputados. Se o aproveitamento atual for mantido (e rezamos para que isso não ocorra), o Palmeiras terá conquistado míseros 15 pontos ao longo de toda competição. Isso significa rebaixamento na certa.

Para somar os 47 pontos que são necessários para evitar um rebaixamento matemático, o Palmeiras terá de obter em 28 rodadas:

16 vitórias (poderia empatar ou perder os outros 12 jogos)

ou

10 vitórias e 17 empates (poderia perder uma vez)

Agora se o time for derrotado em mais 13 oportunidades nos 28 jogos que faltam, a chance de cair para a segundona será superior a 95%.

E mesmo sem saber de todos esses dados, Felipão também comentou o seguinte: "Está ficando muito complicado".

E como está...

Eduardo Luiz
Equipe Palmeiras Todo Dia

eduardoluiz@palmeirastododia.com