ÍDOLOS COM A LETRA "M"

CLIQUE NO SEU ÍDOLO PARA SABER SOBRE ELE




CRAQUE - MÁRIO SÉRGIO
POSIÇÃO - PONTA-ESQUERDA
NOME - MÁRIO SÉRGIO PONTES DE PAIVA
DATA DE NASCIMENTO - 07/09/50
LOCAL - RIO DE JANEIRO (RJ)
HISTÓRICO - "Mário Sérgio voltou. O futebol também". Esta foi a manchete da edição nº 737 da Revista Placar (julho de 1984). E ela sintetiza bem como foi a chegada e a passagem de Mário Sérgio pelo Parque Antártica. Gênio do futebol, conhecido como "Vesgo", pois tinha tanto talento que costumava olhar para um lado do campo e lançar a bola para o outro, ele conduzia o time ao tão sonhado título do Campeonato Paulista de 1984 até que um dia, após um clássico com o São Paulo, foi pego no exame anti-doping. Se jogou ou não dopado, isso é uma outra história. Mas o fato é que com sua suspensão o time caiu de rendimento e, na reta de chegada, se deixou ultrapassar por Santos e Corinthians naquele torneio que foi disputado em pontos corridos. Voltou após a suspensão, com o mesmo brilho e o mesmo terrível temperamento de sempre, até deixar o clube em 1985.


ÍNDICE




CRAQUE - MAZINHO
POSIÇÃO - LATERAL-DIREITO E VOLANTE
NOME - IOMAR DO NASCIMENTO
DATA DE NASCIMENTO - 08/04/66
LOCAL - SANTA RITA (PB)
HISTÓRICO - Jogador polivalente, durante sua carreira jogou como lateral-esquerdo, posição na qual começou, lateral-direito, onde jogou em seus primeiros meses de Palmeiras, em 1992, e meio-campo, onde se consagrou e disputou a Copa do Mundo de 1994 como titular da Seleção Brasileira. Mazinho foi peça-chave em várias conquistas do Verdão, onde permaneceu até 1994.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (93 e 94), Brasileiro (93 e 94), Rio-São Paulo (93)

ÍNDICE




CRAQUE - MAZZOLA
POSIÇÃO - ATACANTE
NOME - JOSÉ JOÃO ALTAFINI
DATA DE NASCIMENTO - 24/07/38
LOCAL - PIRACICABA (SP)
HISTÓRICO - Pode um jogador atuar por apenas um ano e meio (entre 1957 e 1958) na história de um clube, não ganhar nenhum título e mesmo assim se tornar um imortal? Pode, desde que este jogador tenha o mesmo nível de Mazzola. Apesar do pouco tempo, aquele menino de Piracicaba, palmeirense de coração, infernizou as defesas adversárias. Difícil foi o jogo em que atuou e que não marcou pelo menos um gol. Convocado para a Copa de 58, fez dupla com Pelé e o resultado todo mundo sabe. Em seguida, foi negociado com o Milan italiano e, na Terra da Bota, brilhou tanto quanto no Palmeiras, tendo jogado também na Juventus de Turim e no Napoli. Quando foi negociado, causou protestos da torcida, mas até saindo do Parque Antártica Mazzola ajudou o Verdão: com parte do dinheiro de seu passe, a diretoria contratou nomes como Djalma Santos e Julinho Botelho.

ÍNDICE




CRAQUE - MINUCA
POSIÇÃO - ZAGUEIRO
NOME - HERMÍNIO FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO
DATA DE NASCIMENTO - 18/07/44
LOCAL - RECIFE (PE)
HISTÓRICO - Este quarto-zagueiro que marcou época na Academia veio do Santa Cruz, em 1965, e permaneceu no Palmeiras até 1971. Sempre foi palmeirense devido ao fato de seu cunhado, o volante Zequinha, ter sido jogador do time. Aliás, foi o próprio Zequinha quem o indicou certa vez, quando o Verdão foi jogar em Recife. O técnico era Filpo Nuñes, que o aprovou na hora.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (66); Robertão (67 e 69), Taça Brasil (67)

ÍNDICE




CRAQUE - MIRANDINHA
POSIÇÃO - ATACANTE
NOME - FRANCISO ERNANDI LIMA DA SILVA
DATA DE NASCIMENTO - 02/07/59
LOCAL - CHAVAL (CE)
HISTÓRICO - "Passa a bola, Mirandinha". Esta foi a frase que este excepcional goleador mais ouviu em toda a sua carreira, e nas duas oportunidades em que defendeu o Verdão (1985 a 1987 e 1989 a 1990) não foi diferente. Considerado individualista por seus próprios companheiros, Mirandinha jamais questionou tal fama; dizia que centroavante tinha mesmo de ser fominha, caso contrário não marcaria gols. Cansou de fazer gols pelo Palmeiras, mas não conseguiu dar ao time um título sequer. Aliás, por ter se desentendido com Edmar, em 1986, contribuiu para a perda do Campeonato Paulista daquele ano para a Inter de Limeira.

ÍNDICE




CRAQUE - MINISTRINHO
POSIÇÃO - ATACANTE
NOME - PEDRO SERNAGIOTTO
DATA DE NASCIMENTO - 17/09/08
LOCAL - SÃO PAULO (SP)
HISTÓRICO - Franzino, hábil, ágil, é um dos maiores ídolos de nossa história e ganhou este apelido por ser muito semelhante, fisicamente falando, a outro ídolo palestrino, este dos anos 20, chamado Ministro. Foi um dos primeiros jogadores brasileiros a se transferir para o futebol italiano (Juventus de Turim), em 1931, antes mesmo do profissionalismo ser implantado no Brasil, o que aconteceria dois anos mais tarde. Foi campeão italiano em 33 e 34, e no mesmo ano retornou ao Palestra Itália, tendo tempo ainda de ajudar o time a levar aquele Paulistão. Fez três partidas pela Seleção Brasileira.
PRINCIPAL TÍTULO - Paulista (34)

ÍNDICE




CRAQUE - MULLER
POSIÇÃO - ATACANTE
NOME - LUÍS ANTÔNIO CORREA DA COSTA
DATA DE NASCIMENTO - 31/01/66
LOCAL - CAMPO GRANDE (MS)
HISTÓRICO - Jogou menos de dois anos no Palmeiras - entre 1995 e 1996 - mas se notabilizou por fazer parte do inesquecível time campeão paulista de 96. Apesar de todo o talento, deixou o clube de forma pouco profissional: às vésperas da decisão da Copa do Brasil daquele ano.
PRINCIPAL TÍTULO - Paulista (96)

ÍNDICE


 





CRAQUE – MARINHO PERES
POSIÇÃO – ZAGUEIRO
NOME – MÁRIO PERES ULIBARRI
DATA DE NASCIMENTO – 19/03/1947
LOCAL – SOROCABA (SP)
HISTÓRICO – O Palmeiras foi o último clube deste bom zagueiro, que começou no São Bento (SP) e viveu seu melhor momento no Santos, em 1974, quando aliás foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Alemanha, formando dupla de zaga com o palmeirense Luís Pereira. No Verdão, jogou de 1978, tendo feito parte do time vice-campeão brasileiro, até 1980, ano em que encerrou sua carreira como jogador e iniciou a de treinador.

ÍNDICE




CRAQUE – MARQUINHOS
POSIÇÃO – MEIA
NOME – MARCOS CORREA DOS SANTOS
DATA DE NASCIMENTO – 02/10/1971
LOCAL – RIO DE JANEIRO (RJ)
HISTÓRICO – Meia muito habilidoso e que sabe jogar também como segundo volante, tem como principal característica é o forte e sempre muito bem direcionado chute de longa distância. Teve três passagens pelo Palmeiras – em 1996 e em 1997, sendo neste período emprestado ao Juventude (RS) e ao Bahia (BA), clubes nos quais também teve sucesso. Poderia ter tido futuro mais brilhante no clube e no futebol como um todo se não tivesse, fora de campo, uma especial predileção pela noite. No Verdão, disputou 78 partidas e marcou 19 gols.
PRINCIPAL TÍTULO – Paulista (96)

ÍNDICE




CRAQUE – MENDONÇA
POSIÇÃO – MEIA
NOME – MÍLTON DA CUNHA MENDONÇA
DATA DE NASCIMENTO – 23/05/1956
LOCAL – RIO DE JANEIRO (RJ)
HISTÓRICO – Meia de extraordinária habilidade, quase perfeito na cobrança de faltas. Mendonça foi um dos maiores ídolos do Botafogo-RJ, clube que defendeu por mais de sete anos e marcou 118 gols. Ao Palmeiras chegou em 1985, vindo da Portuguesa, e embora sempre tenha sido titular da equipe sucumbiu à péssima fase do jejum de títulos.

ÍNDICE