Arquivo >> voltar

:: UMA NOITE DE ROCK AND ROLL NO PALESTRA

Marcos Kleine - kleine@palmeirastododia.com 

 



 


Semanas atrás recebi o convite para participar do lançamento do projeto de “sócios remidos” idealizado pelo Sr Beluzzo. Fiquei obviamente muito lisonjeado e esse é o tipo do convite que a palavra “não”, ou “talvez” não existe. Não importa o dia, nem a hora ou local, aceitei e nem queria saber os detalhes, nunca iria deixar de participar de um evento do Palmeiras. Verdade seja dita, em épocas passadas, nem eu, nem minha guitarra, nem meu cachorro(se tivesse um hehe) iriam entrar no Palmeiras para qualquer tipo de evento. Já havia tocado a minha versão do hino em 2005 na festa dos veteranos. Por questões técnicas não é possível levar uma banda para fazer a versão de uma maneira realmente “ao vivo”, esse é um sonho meu, queria um batera, baixo, teclado... Um dia chegamos lá. Por essa razão levo um Cd com a base, ou seja, os instrumentos pré-gravados e deixo sem a guitarra, para que eu possa tocar o hino ao vivo na guitarra pelo menos.

Fiz questão de levar minha melhor guitarra, pedais, amplificador, tudo que eu podia. Era um peso do além, mas valia à pena, e em se tratando de Palmeiras, qualquer esforço é válido e não existe preguiça, o coração fala mais alto.

Depois desse briefing posso começar a contar a vocês em detalhes tudo que rolou nessa última segunda, que com certeza, foi uma das “segundas feiras” mais divertidas que tive em minha vida.

A diversão já começou na chegada, entrando pela Francisco Matarazzo. Por conta do meu equipamento fui autorizado a entrar com meu carro dentro do Palestra Itália. Isso mesmo, entrei com o meu carro dentro do estádio, naquele “fosso” que a torcida se dirige as arquibancadas. Parei ao lado de uma porta embaixo das numeradas para descarregar as coisas. O mais divertido foi depois tirar o carro de lá, como não há espaço para manobras, dei uma volta inteira no Palestra Itália, para mim isso foi bizarro, nunca imaginei em minha vida passear de carro dentro do estádio.

Fui recebido muito bem por todos da produção do evento, a passagem de som foi tranqüila. Não era um som dos sonhos, mas foi o suficiente. Passado o som, era hora de aproveitar a festa!

O salão nobre do Palestra estava lindíssimo, bem diferente de quando vi em 2005. A comida era boa e as bebidas eram servidas de forma abundante, tinha de tudo por lá.

O primeiro amigo a chegar foi o nosso diretor do Departamento de história Jota Roberto. Amigo dos mais estimados, conhece tudo sobre o Palmeiras, quando converso com ele me dá a sensação de que preciso estudar muito para saber 10% do que ele sabe da história do nosso glorioso Palestra. Bati um papo com o Carlos Mira, sempre nota 10, conversamos bastante e um dos assuntos foi o sonho em tocar a versão do hino dentro do estádio. Estamos obcecados com isso e podem ter certeza que essa idéia não morreu, não vamos sossegar enquanto eu não entrar no gramado do Palestra com minha guitarra. Conheci várias pessoas do clube, várias vinham me cumprimentar e não fazia a menor idéia quem eram hehe, achei isso inusitado, nunca imaginei ganhar notoriedade no meio de Palmeirenses tão influentes.

Gilberto Cipullo me recebeu de forma calorosa, parece que somos amigos há anos, e foi inevitável conversarmos sobre futebol, no caso, a pífia e estranha atuação do nosso time no último domingo. Senti nosso vice-presidente indignado como nós. Em um bate papo rápido, mas muito rico em detalhes ele me confidenciou que vai ter uma conversa “lá dentro” cobrando, pois não se conforma com uma atuação como aquela no 1º tempo em Goiânia. Algo precisa ser feito e o Cipullo me pareceu muito preocupado e até certo ponto decepcionado com alguma coisa que não foi comentada na conversa. Ao lado estava Seraphim Del Grande, pedindo para eu aumentar a guitarra até deixar o povo surdo! Com certeza Seraphim é da minha “turma”, provavelmente Mustafá ia querer que minha guitarra se transformasse em uma harpa. Hehehe

Estava chegando o momento da abertura, não podia ficar passeando muito, afinal de contas estava lá para abrir o evento, como dizem por ai, era uma “responsa” e tanto. No caminho até o palco encontro meus estimados amigos do Mondo Palmeiras. Um programa sensacional feito por pessoas sensacionais. Me divirto com essas caras, Flávio, Raul, Fabian, os caras são figuras espetaculares e estão em todas, sempre preocupados em informar todos vocês sobre tudo que acontece no Palmeiras. Obviamente na próxima edição do programa estarei dando meus pitacos, não escapei do gravadorzinho deles hehehehe.

A cada passo mais gente conhecida aparecia, me senti em casa, e uma casa acolhedora.

Estava aguardando a chegada de Joelmir Beting, que foi o “condutor” do evento e de José Serra para tocar o hino.

Com a chegada do Governador subi ao palco, são momentos como esses amigos que fazem a vida valer à pena, não foi a primeira vez que toquei em um evento do Palmeiras, mas a emoção foi ainda maior que da primeira vez.

Foi muito bacana ver todo o salão de olho na minha guitarra, podia ver a emoção nos olhos dos Palmeirenses presentes. Ao acabar a execução vejo um braço estendido em frente ao palco, era o de Seraphim Del Grande, o mesmo braço que me cumprimentou segundos depois da minha saída da reunião da sindicância quando pude ser, finalmente, sócio do Palmeiras. Foi um gesto muito bacana e que mostra como as pessoas mudaram dentro do clube, a política do ódio não existe mais. Fui informado depois da minha apresentação que ia fechar o evento também. Vou dizer o que? Hehehe

Fiquei ao lado do palco assistindo tudo, a explicação de como funciona o esquema dos “sócios remidos”, e de repente ao meu lado aparece Della Mônica e José Cyrillo. Della Mônica estava bem abatido por conta de uma gripe fortíssima, e do nada Cyrillo começa a bater papo comigo dizendo que adora minha versão do hino. Ele me disse algo que me deixou muito lisonjeado. Os telefones corporativos do Palmeiras, todos eles o toque oficial é o meu hino na guitarra, achei isso espetacular, fiquei meio “sem chão”, cada dia que passa fico mais surpreso com o impacto que essa versão trouxe no meio Palmeirense. Cyrillo tem um filho guitarrista, o papo foi musical e fiquei impressionado com o conhecimento dele sobre o mundo Rock and Roll. Depois recebi os cumprimentos de Joelmir Beting, Rogério Dezembro, um grande Palmeirense, competentíssimo e um dos responsáveis pelo marketing do Palmeiras. Garçons vieram perguntar onde podiam arrumar o Hino, ou seja, era uma alegria só, a única tristeza presente em mim era lembrar a atuação do nosso time no último domingo, tentei deixar de lado, mas esse assunto borbulhava no salão nobre do Verdão.

Saindo um pouco dos detalhes da festa, uma pessoa influente me disse que um centroavante do exterior já está acertado, não posso revelar o nome aqui por que não quero ser o responsável por vazar a noticia, primeiro porque quero que dê certo, segundo que não quero que nossos inimigos saibam que vamos fazer essa surpresa. Não é só o Kleber no Necaxa, tem mais gente que vai pintar por ai.

Posso dizer para vocês amigos, a pessoa que me contou não é um Zé ninguém, talvez motivado por uns drinks a mais, me disse o nome de um centroavante, que está no exterior, e está tudo certo, se for verdade, se realmente esse nome vier, vamos sorrir de orelha a orelha, é esperar para ver! Conversei com algumas pessoas sobre a situação financeira do clube, que é preocupante, mas o titulo de sócios remidos vai dar uma ajuda, a bolsa de atletas está sendo bem aceita e para melhorar o time tem que colaborar. Beluzzo está tomando cuidado para fechar a publicidade da manga da camisa, não vai vender a preço de banana e propostas mais interessantes estão pintando.

Algo inevitável irá acontecer para sanar as dividas do clube.

Para o Palmeiras entrar nos eixos financeiramente em 2008 serão vendidos pelo menos 2 atletas. Isso é inevitável, e não é culpa dessa nova diretoria, o clube foi entregue na mão do Cipullo e Beluzzo em um caos monetário como já comentei várias vezes com vcs aqui. A situação não é tão desesperadora como uma pessoa da oposição anda dizendo por ai, especialmente no Painel da Folha, não vou citar o nome dessa pessoa, acho que nem preciso. A situação é preocupante, mas será resolvida, infelizmente com a venda de alguns atletas. Com as dividas sanadas poderão ser feitos investimentos mais ousados. O Palmeiras fez uma limpa no elenco, algumas coisas horrorosas vieram e podem ter certeza que sairão em breve, tem um jogador, que não terá seu contrato renovado nem com reza brava, alias, esse jogador veio de graça ao clube. Antes pagávamos por lixos, pelo menos agora jogador ruim vem de graça, se resolver ótimo, se for ruim mesmo, hasta la vista.

Voltando a festa, foi apresentado o projeto dos sócios remidos!

É uma idéia diferente e muito criativa. Existem no meio dos 15 milhões de Palmeirenses no Brasil, vários com aquele dinheiro a mais, que não é meu caso e de muitos aqui. Mas se eu fosse um Palmeirense privilegiado financeiramente não hesitaria em adquirir um titulo desses, que dá direito de vc freqüentar o clube até o fim da vida sem pagar a mensalidade.

A previsão otimista é de uma arrecadação em torno de 10 milhões de reais, se isso acontecer será algo sensacional. Os mais céticos me contaram por lá que se arrecadar 3, 4 milhões está de bom tamanho. Ao meu ver tudo está “linkado”. Se o time começar a corresponder os Palmeirense vão se motivar mais para participar, o nosso grande problema é a falta de resultados. Os Palmeirenses andam meio desmotivados, meio cabisbaixos, com complexo de inferioridade, isso se reflete em ações do clube. O número de novos associados abaixa, as inadimplências no clube e no projeto Onda Verdes aumentam, está tudo interligado, quando as coisas melhorarem o Palmeirense vai ficar mais motivado para participar de várias ações que estão sendo feitas e outras idéias que virão.

Voltando a festa! O Governador foi chamado ao palco para ser oficialmente o primeiro sócio remido. Serra fez um discurso muito bacana, deu para ver que ele é Palmeirense e vai ajudar o clube no que for possível. O projeto da Arena, saindo do papel e se tornando realidade realmente vai entrar para ser uma das sedes da copa de 2014. Por isso precisamos com urgência aproveitar a presença dele no governo, não podemos entregar essa de mão beijada aos São Paulinos, que vão usar dinheiro público para deixar o estádio deles bonitinho. Não! Não! Não! Vamos para cima, o projeto da Arena está realmente avançado.

Depois do discurso bem humorado de José Serra, fui chamado ao palco para um bis do Hino. Nesse momento uma das coisas mais bizarras da minha vida. Me encontrei com o governador na escada que dá acesso ao palco. Cumprimentamos-nos, ele me deu os parabéns pela versão e disse que:

“Vc deveria deixar só o violão do hino pois a base encobre o tema”......

Sr Governador, ainda bem que o senhor é político, como produtor musical ia ser uma lástima! Hahahaha

Foi bizarro, juro que sai rindo, em um momento único, 10 segundos com o Governador de São Paulo ele resolve ser produtor musical! Hehehehehe.

Essa não vou esquecer nunca! Essa eu vou contar para os meus netos!

Toquei mais uma vez a versão, ficou tão legal quanto à primeira vez. Me senti realizado e extremamente feliz. Na segunda descida do palco fui escalado pelos meus amigos do Mondo Palmeiras para declarações polêmicas hehehe. Depois disso fui abordado por uma pessoa, que não precisou falar 3 palavras para eu decifrar! Paulo Mancini da rádio CBN, uma voz inconfundível! Palmeirense doente, muito gente fina e estava profundamente emocionado com a minha apresentação! Não fazia idéia que ele era Palmeirense, e recebi um convite dele para comentar um jogo pela CBN em breve, espetacular! Vamos ver se vinga essa ida a CBN, seria uma coisa inédita na minha vida, o problema vai ser se eu “gostar da coisa” hehehe.

Depois encontrei o Mauro Beting, já é amigo pessoal, tenho admiração e respeito demais por ele. Batemos um papo informal e divertido. Mas faltava dar um abraço em outra pessoa especial e até certo ponto o criador dessa festa. Beluzzo.

Foi um dos últimos que cumprimentei, pois ele estava sendo muito solicitado. Agradeceu-me pela força, estava feliz com minha presença, e suas palavras foram, “ é a versão mais linda de um hino de clube no Brasil, obrigado por participar conosco dessa festa”, bem, vou dizer o que? Fiquei estático e não sabia como agradecer. Depois conto uma passagem com o Beluzzo das mais interessantes.

Bati um papo com Sergio Patrick da rádio Bandeirantes, não sabia que ele é Palmeirense também, é e dos mais apaixonados. Foi uma noite inesquecível!

Claro que muita coisa no Palmeiras precisa melhorar, especialmente o time, mas fiquei impressionado com a renovação que está acontecendo no clube, muitas caras novas, gente jovem e afim de trabalhar. A idéia dos remidos é ousada e criativa, claro que oposição vai massacrar, vão fazer chacota. Lembro a esses retrógrados, que perdem tempo mandando noticias mentirosas para os jornais que quando vcs tiveram a chance foram incompetentes. Temos que cobrar os novos diretores, mas ainda é cedo para avaliações profundas e dramáticas. Nossos dirigentes estão cientes de que o time não está aquelas coisas, a prova disso e a conversa que tive com Beluzzo na saída do Palestra. Estava indo buscar meu carro para colocar o equipamento quando encontrei Beluzzo com o Paulo Serdan e Paulo Nobre, e batemos um papo rápido, palavras dele:

“Precisamos melhorar o time, vamos fazer de tudo para reforçar, mas com jogadores do nível que o Palmeiras precisa, precisamos melhorar esse time! “

Pois bem amigos, palavras como essas mostram que nossos diretores têm consciência de que o time precisa de reforços, esses diretores herdaram um clube à beira do abismo monetário e com jogadores com contratos milionários feitos por diretorias anteriores.

Sei que a derrota para o Goiás veio em uma péssima hora, vejo pelas listas e fóruns por ai que a torcida está de saco cheio, em certo ponto com razão pois a escassez de títulos e alegrias faz com que os Palmeirenses fiquem com receio do rebaixamento e outras coisas mais que andei lendo por ai.

Sobre o jogo contra o Goiás vou fazer meus comentários na seção “Outras”. Também não gostei do que vi, precisamos realmente do nosso matador dos sonhos e de mais reforços, mas infelizmente se o time titular já sente certas dificuldades, imaginem com tantos desfalques. Nossa defesa foi péssima e a atitude do time lamentável, voltamos a jogar como “maricas’. Ficaram com medinho do Serra Dourada, e ver Elson, que é um lixo, Paulo Baier e Leonardo comemorando gols contra nós é para deixar qualquer Palestrino alucinado de raiva.

Deu para sentir de diretores, conselheiros, um profundo descontentamento e ciência de que as coisas precisam melhorar e atitudes serão tomadas. Cipullo disse que irá cobrar algumas coisas por lá.

Portanto amigos, vivemos uma situação ambígua. O clube está se renovando, idéias ousadas e pessoas ousadas estão começando a trazer soluções para o clube, enquanto isso o time ainda sofre a síndrome “marica”. Nosso técnico insiste em alguns nomes que não tem mais a simpatia da torcida e com motivos de sobra, sem contar o discurso de que “fomos bem”, depois de fracassos, irrita mais a torcida do que acalma. Depois de ontem confesso que estou mais calmo e otimista, não é fácil, mas também não é momento para detonar tudo que está sendo feito. Não apoio invasões a academia, não apoio truculência na cobrança de resultados, nesse momento o Palmeiras precisa de tranqüilidade e de nosso apoio. O 9 virá, reforços virão, e podem ter certeza absoluta. Aos poucos, pessoas com idéias muito bacanas estão cada vez mais participando do clube, são pessoas que pensam como nós, sabem que é preciso melhorar nosso time e principalmente a atitude dos jogadores.

Paciência amigos é algo que não é fácil pedir em momentos difíceis, mas já vivemos coisas bem piores. Espero sinceramente que todos os Palmeirenses se unam, a oposição quer criar confusão e atrapalhar todas as ações da nova diretoria. Infelizmente eles usam táticas de baixo nível, preferem destruir do que ajudar a construir um Palmeiras melhor, Mustafá e seus pupilos não se conformam com a perda do poder.

Nossa situação financeira é preocupante, mas não somos o Flamengo ou a Msi, alias, todos os times do Brasil tem dividas, muitos com dividas muito maiores que a nossa, só que a imprensa, graças alguns traíras lá dentro, adora divulgar só os nossos problemas.

Todos os Palmeirenses precisam se unir, chega de feudos e de picuinhas para conquistar o poder, o Palmeiras é maior que todos nós.


:: OUTRAS



1-Nossa defesa foi lamentável contra o Goiás, inacreditável tomar 2 gols como aqueles. Nem é um jogador superado, está na hora de ser vendido, emprestado, mais se machuca do que joga. E quando joga não mostra nenhuma personalidade. Edimilson esteve mal também, ai fica a dúvida. Foi mal porque o Nem também foi? Ou ele foi mal por que é ruim mesmo? Não consigo entender o porque que o Caio Jr não coloca o Gustavo para jogar. Edimilson e Gustavo jogaram juntos no Paraná, o mínimo de entrosamento eles devem ter, por que não colocar os dois para jogar em Goiânia? Nem, estou cansado de vc.....

2-O único que se salvou no jogo foi o Caio, sempre digo aqui, esse moleque sabe jogar bola, o gol dele foi Gol de craque! Se colocar a cabeça no lugar, entrar na linha, se ligar que essa é a chance da vida dele teremos um jogador acima da média no elenco. O potencial do Caio é muito grande, entre ele é o Michael, sou Caio sem pensar duas vezes. O moleque tem futuro, está na hora só de esquecer o passado.

3-Diego também esteve mal, irreconhecível.

4-Nossos laterais foram absolutamente horríveis. Paulo Sérgio estava em uma tarde horrível, e Leandro merece sair, Valmir tem mais gana, merece uma seqüência de jogos.

5-Marquinhos não justificou a gritaria do começo do ano, pedindo um lugar no time titular. Foi péssimo, mas merece mais chances. Parece habilidoso, nesse último jogo não dá para se animar muito. Torço para ele, espero que tenha sido apenas contaminado com a ruindade geral.

6-Nosso ataque contra o Goiás foi de dar dó. Florentin tem panca de bom jogador, mas 9 que não faz gol e joga fora da área? Hummm...Esse filme eu já vi antes. Apesar da enorme rejeição em cima do Alex Afonso, coloque o cara para jogar uns dois jogos, centroavante tem que fazer gol, se não faz, vamos tentar outro. O que temos? Alex Afonso? Quem sabe a bola começa a bater nele e entrar. Centroavante no Palmeiras parece amaldiçoado. E nossas opções nesse momento são completamente limitadas.....

7-A invasão da Mancha no CT do Palmeiras antes do jogo não conta com minha simpatia. Achei desnecessário e o que nós menos precisamos agora é de revolta geral, não vai adiantar absolutamente nada. Já vimos casos semelhantes e quase nunca dá certo, pelo contrário, os jogadores ficam apavorados, o clima fica pesado e o resto já sabemos. É hora de esperar as boas noticias que virão, e torcer, acima de tudo!

8-Alguém aqui quer ouvir a versão estendida do Hino do Palmeiras na guitarra? Hehehe

Creio que sim, podem ter certeza que em breve disponibilizarei a todos. Tem 5 minutos e uns climas adicionais. Será a versão que usarei oficialmente em eventos relacionados ao Palmeiras.

9-Em 1 semana também disponibilizarei uma nova música que fiz relacionada ao Palmeiras, detalhes em breve...