Arquivo >> voltar

:: POLÍTICA ENVERDESCENTE (COLUNA EXTRA)

Marcos Kleine - kleine@palmeirastododia.com 


Não lembrava na minha vida como colunista do PTD de ter escrito uma coluna em caráter excepcional. Só uma vez, quando o nosso atual Presidente dava sinais de que ia cuidar do futebol Palmeirense com a atenção devida. Apesar de uma época nebulosa ele está cumprindo o que prometeu.

Escrevo essa coluna extra, pois confesso, estou preocupado... O Palmeiras é um clube muito intenso, seja para o bom ou ruim. Na vida política então nem se fala. Tivemos na nossa história poucos presidentes. Em sua grande maioria pessoas com visão e amor ao clube, mas um deles manchou nossa história, o resultado do “planejamento” desse senhor todos nós conhecemos.

Na última segunda feira foi realizada a eleição para conselheiros vitalícios, eles irão substituir aqueles que faleceram nos últimos anos, e esses, juntos com os conselheiros eleitos pelos associados do clube são os responsáveis por escolher o próximo presidente do Palmeiras.

O resultado dessa eleição foi preocupante. Nomes fortes da aliança não se elegeram enquanto pessoas da oposição conseguiram com uma votação expressiva.

Recebi um e-mail essa semana de um conselheiro da ala Mustafá, mostrando valores do investimento que o Palmeiras fez para ser “só” Campeão Paulista. Essa é a mentalidade da atual oposição do clube, o Palmeiras para eles é banco! Esse conselheiro comparava nossos gastos com Ponte e Guaratinguetá, sendo que temos que ser comparados ao Real Madrid, Milan e grandes clubes do mundo. Um clube para ser campeão tem que investir, tem que aplicar dinheiro em melhorias, não guardá-lo .

O bom e barato, que é na verdade o “medíocre nada barato” quer voltar ao clube. A política de afastar o torcedor, segregar Palmeirenses que tem visão política ainda está viva, a eleição mostrou isso claramente. Alias, fico me perguntando. Será que o Mustafá, Sr Piraci, entre outros comemoraram o titulo do Palmeiras no Paulistão?

Para determinadas pessoas o sucesso de uma gestão é a desgraça. Sr Cipullo ao invés de ficar fazendo política dentro do clube, bajulando pessoas aos sábados sem ter o que fazer estava procurando recursos e jogadores. Como disse muito bem meu amigo Vicente do espetacular Terceira Via Verdão. Quem tem que ir atrás do dinheiro no final do mês não são esses que ficam causando discórdia.

Quando o Sr Cipullo, Seraphim e Beluzzo eram oposição, nunca foram destrutivos, nunca roubaram documentos e fizeram acusações levianas. Essa é a diferença da postura, são pessoas mais preocupadas com o clube do que seus planos pessoais ou egos. Talvez ai vá minha única critica a eles, contra uma oposição como a que tem o Palmeiras hoje tem que ser “político”. Tem que articular, afinal de contas eles não dão moleza! Se for preciso jogar pesado que se jogue pesado então! A oposição rouba documentos, planta noticias absurdas na imprensa e tenta de todas as formas fazer com que os Palmeirenses esqueçam o mal que eles fizeram ao clube. Gastam seu tempo destruindo, não colaboram com nada, e incrível, tudo é ruim! Não fizeram até hoje um elogio a atual gestão e as ações que estão sendo feitas. Questionam valores, Arena, técnico, jogadores, reformas, tudo para eles está errado. Certo era o que eles faziam....

Beluzzo nos últimos dias deu uma declaração sobre a articulação que existe para que o Della Mônica seja mantido mais um ano a frente da presidência do Palmeiras. Sua declaração foi polêmica e repercutiu negativamente entre os conselheiros que querem a permanência do atual Presidente. O próprio Della Mônica ficou muito chateado. A polêmica sobre a sucessão esquentou a eleição e pessoas que antes votariam nos candidatos da chapa aliada resolveram mudar de idéia em forma de protesto.

Existe uma divergência na aliança, muitos querem a permanência do atual presidente, e outros acham essa atitude descabida e antidemocrática. Alias, eu sou contra qualquer virada de mesa. Precisamos cumprir o que está no estatuto, é preciso arejar a política do clube, mas continuar com o projeto atual que é excelente.

Nas últimas décadas existiu uma linhagem de poder, quase sempre o braço direito do presidente que está saindo e eleito na próxima eleição. O próximo presidente, por competência teria que ser o Sr Cipullo, mas a sua não eleição para o conselho vitalício compromete muitos os planos. Vejam que incrível, um dos responsáveis pela montagem desse elenco, que trouxe parcerias excelentes, trabalhou como nunca para colocar as finanças em dia não foi eleito conselheiro vitalício. Enquanto outros, que ajudaram a destruir o Palmeiras foram eleitos de goleada!!!!!!!!!

A falta de um candidato forte entre as pessoas ligadas ao Della Mônica deixa a situação complicada, qual nome seria ideal para a sucessão?

Faço minhas as palavras do Sr Cipullo. O nome não importa, o que importa é a continuidade do projeto!

Cipullo e o Muda Palmeiras se aliaram ao Della Mônica na última eleição, graças a essa aliança ele foi eleito. O grande derrotado dessa última eleição, meus amigos, foi o Palmeiras. Della Mônica mostrou ter força no clube, mas à custa de um mal estar político desnecessário.

Quem garante que a proposta de uma prorrogação do mandato vai passar no conselho? Della Mônica vai querer se aliar ao Mustafá novamente? Isso seria uma loucura!!

Somos de novo campeões, e além do titulo, temos em vista novos recursos, dinheiro, credibilidade com empresários, projetos de modernização, uma Arena multiuso etc, etc, etc, isso tem que ser colocado acima de qualquer manobra política! O trabalho e o engrandecimento da Sociedade esportiva Palmeiras está acima de qualquer coisa!

Em um momento tão bom, por que acontece isso? Será que os conselheiros já pensaram o que pode nos custar uma volta a época negra com pessoas tão retrogradas no poder? Adeus Arena, adeus Traffic, Luxemburgo e tudo mais. Vamos voltar a ser medíocres. Alias, o nosso conselho precisa ainda aprovar a construção da Arena entre outros assuntos importantes. Com desunião nada vai para frente. Ficaremos empacados, e é isso que o Mustafá e seus aliados querem.

É hora de conciliação, tenho certeza que o Sr Della Mônica e as pessoas próximas vão ser ponderadas nesse momento, acho que ficou claro que nessa última eleição ninguém saiu feliz, a não ser os oposicionistas.

Não podemos deixar de nenhuma maneira que essa minoria assuma novamente o clube. O Palmeiras não é de 4/5 pessoas, o Palmeiras é de todos os Palmeirenses!

Todos nós merecemos saber o que acontece dentro do clube. Queremos um Palmeiras forte, honesto em suas decisões, e queremos que pessoas bem intencionadas nos representem. Já foi muita sacanagem ver uma nação sofrendo por causa das decisões de tão poucos. Nesse momento em que o clube está se reerguendo não podemos regredir.

Fatos como esses desanimam não só os Palmeirenses, mas também as pessoas que estão trabalhando pelo clube. Foi com muita luta que chegamos nesse estágio, tem muita coisa a ser feita ainda, e se alguém da oposição vier a ocupar a presidência, ou diretores importantes resolverem ir embora, voltaremos a estaca zero. Só de imaginar isso me dá tristeza e desânimo.

Torço e clamo para que o clube volte a se unir e que o projeto continue. Estamos felizes e orgulhosos com os novos projetos, não deixem que isso acabe por picuinhas ou mal entendidos!
 
Está feito o meu alerta, é hora de sentar, conversar e todos se unirem novamente. Não podemos deixar com que aproveitadores se divirtam com a discórdia. O projeto tem que ser mantido! Não interessa quem será o próximo presidente, o que interessa para nossa torcida é que o projeto continue!
Fica aqui meu apelo a todos os Palmeirenses que querem ajudar. Precisamos de vocês! Seja sócio e venha participar da vida política do clube, é a única maneira que temos de realmente ajudar o Palmeiras. Precisamos de pessoas com vontade e bem intencionadas. Não podemos deixar as pessoas que afundaram nosso clube voltarem ao poder. Será nossa desgraça. Não pense duas vezes, seja sócio e nos ajude nessa luta!

Peço também para que toda a mídia Palestrina fique atenta e não deixa passar nada. Precisamos fiscalizar, e mais ainda, precisamos ser ouvidos!! Tenho certeza que podemos fazer a diferença!