Projeto Palestra >> voltar

:: Proposta para clássicos em casa

O Palmeiras por muito tempo não fazia valer o seu direito de jogar em seu estádio nos clássicos. Com a nova diretoria resgatamos o caldeirão verde, até mesmo nos clássicos. Porém, um problema está acontecendo.

Estamos fazendo valer nosso direito, mas de forma errônea. A torcida do Palmeiras se acostumou sempre nos jogos do Palmeiras no Parque Antarctica, a ficar a maior parte (da torcida) concentrada na arquibancada oposta as numeradas. Ponto.

Entretanto, nos clássicos, a torcida do Palmeiras vem sendo desrespeitada, tendo que ficar atrás do gol - onde a visão não é nenhum pouco privilegiada. A torcida adversária, vem ficando encostada no setor "lilás", onde as torcidas adversárias geralmente sempre ficaram. Entretanto, as autoridades não deixam disponibilizar mais do que 20 mil ingressos, sendo que o Palestra Itália tem capacidade para no mínimo 30 mil pessoas.

O reflexo disso é a perda da principal "arma" do Parque Antarctica - sua torcida. O setor atrás do gol (onde a torcida alviverde está ficando nos clássicos), certamente em consenso geral, não faz a mesma diferença quando a torcida se localiza no seu lugar tradicional e mais privilegiado - o setor "laranja", que é o oposto as numeradas.

Com isso, o Palmeirastododia apresenta uma proposta para a solução deste problema, podendo dar mais segurança aos torcedores e fazendo valer o direito de jogar clássicos no Palestra Itália com mais inteligência.

1º - A torcida do Palmeiras deverá se concentrar nos setores, "laranja", "lilás" e numeradas, além do setor família. As vias de acesso seriam: Ruas Turiassú e Padre Antonio Tomaz com Av. Antarctica (parte da torcida entraria pelo portão onde geralmente ficam as torcidas adversárias). O acesso às arquibancadas pela Rua Turiassú seria por uma passagem ao lado das piscinas - isolando da torcida visitante já dentro do estádio. 

Se não houver a possibilidade de entrada da pela Rua Turiassú até a arquibancada sem dar a volta por trás do gol, o problema poderia ser solucionado com a rampa - que haja visto parece estar sendo feita - na arquibancada central.

2º - A torcida adversária ficaria localizada atrás do gol, no setor "azul" em diante até quase no encosto com as numeradas descobertas, com entrada exclusiva pela Av. Francisco Matarazzo, assim, isolando completamente a torcida do Palmeiras de seu caminho. O policiamento se encarregaria de fazer as barreiras para os torcedores não irem por lugares errados, esse é um procedimento mais do que normal, principalmente em clássicos.

Veja a ilustração abaixo:

Em verde, a torcida do Palmeiras, em vermelho a torcida adversária

Veja como poderia ser a chegada das torcidas:

É uma questão absoluta de bom senso. O Palmeiras precisa do Parque Antarctica para usá-lo como um verdadeiro caldeirão nos clássicos, que diga-se de passagem, não está podendo ser implantado com a torcida numa visão "desconfortável" e um tanto distante do campo. A torcida do Palmeiras é quem merece e precisa de tratamento "VIP" quando joga em sua própria casa.

Esperamos que esse projeto, elaborado por Emerson Fávaro, membro da nossa equipe, seja levado em consideração pela diretoria Palmeirense e pela Polícia Militar. Ambos receberão de alguma maneira nossa sugestão, para que seja estudada e quem sabe, colocá-la em prática.


Equipe Palmeiras Todo Dia
O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!